VIAJAR COM DINHEIRO OU CARTÃO DE CRÉDITO?

O que é melhor ou mais interessante fazer?

Essa é uma pergunta que todos fazem na hora de pensar em como e quanto levar na viagem. Uma das opções é usar o cartão de crédito por questão de facilidade e segurança. Neste caso, não se esqueça de avisar a operadora de seu cartão de crédito para onde vai e o período que vai ficar fora. As operadoras de cartões mantém atualizados os seus dados e perfil de consumo e quando alguma compra sai fora desse perfil o cartão pode ser bloqueado. Avisando com antecedência, não correrá este risco. A única desvantagem do cartão de crédito é a taxa de IOF que incide sobre o valor da compra que hoje está em 6,38%, conforme última resolução do governo. Comprando no cartão, quando sua fatura for fechada, será computado também este percentual sobre suas compras.  
Outra opção é usar um cartão de débito. Existem alguns no mercado, mas posso falar aqui da experiência que tive com o cartão VTM (Visa Travel Money). Você coloca uma quantia de dinheiro neste cartão e poderá usá-lo em vários países onde o estabelecimento tenha convênio com a operadora. Ele faz a conversão da moeda automaticamente para todas as moedas que utilizar  e você poderá consultar seu saldo online todos os dias para controlar seus gastos. Foram poucos os lugares onde não pude utilizá-lo. Ele funciona como um cartão de débito normal onde terá uma senha para efetivar o pagamento. Esse tipo de cartão é recarregável, ou seja, de onde você estiver tem como falar com a casa de câmbio onde você o adquiriu e fazer uma recarga de valor. Outras pessoas também podem efetuar recarga no seu cartão. Basta que procure a agência onde você o adquiriu e, só com o seu nome e CPF, a agência faz a recarga. Algumas agências de câmbio cobram um determinado valor por este cartão e em outras ele é gratuito. Procure em várias até encontrar o que mais lhe convém. Outro detalhe importante: até poucos dias compensava levar o cartão de débito e não usar o crédito; as taxas eram diferentes e, consequentemente, o valor ficava mais interessante. Agora não mais, tanto o crédito como o débito tem o mesmo percentual de IOF (6,38%). A diferença é que no débito você congela o valor do dólar no momento da compra e não paga mais nada. Já no crédito você só sabe quanto vai pagar pelo dólar no fechamento da fatura. Se ele sofreu alta, você para essa alta.

Quanto a dinheiro em espécie (moeda corrente do país), hoje é a melhor opção com relação a valores, onde a taxa de IOF é de 0,38%. Atente-se para o detalhe de correr um risco maior com assalto ou perda carregando com você uma quantia maior em dinheiro. Sugiro que, ao programar sua viagem ao exterior, veja as taxas de cada opção, faça os cálculos e decida o que achar melhor na ocasião. Independente do que decidir, uma certa quantia em espécie será necessário até para utilizar com pequenas despesas do tipo táxi, metrô ou um lanche rápido. Os cartões de crédito e débito são muito bem aceitos em todos os continentes. Vale a pena se informar!





Comentários