VACINAS

IMPORTANTE???...

A informação básica com relação a vacinas e viagens é que se mantenha sempre em dia as vacinas em geral. Qualquer posto de saúde pode avaliar, vacinar e manter sua carteira de vacinação atualizada.
Se você for viajar para a Bahia, a Anvisa recomenda que tome a vacina contra sarampo 15 dias antes da viagem. Para o estado do Amazonas é imprescindível a vacina contra febre amarela. A grande importância desta vacina é o fato de que 50% das pessoas que adquirem essa doença vão a óbito.

Recomendação básica: mantenha suas vacinas em dia e não terá problemas.

Já para o exterior, em alguns países é exigido o certificado de vacinação contra febre amarela, que deve ser tomada com, pelo menos, 10 dias antes da entrada no país.

Vale lembrar que a carteira de vacinação que recebemos nos postos de vacinação vale em todo o território nacional, mas não tem valor no exterior. Sendo assim, procure o posto de atendimento da Anvisa, no aeroporto. Eles vão fornecer a você o “certificado internacional de vacinação”. O procedimento é rápido, mas é bom se prevenir chegando um pouco mais cedo.

Outra vacina recomendada pela Anvisa é a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a DT (difteria e tétano) e a vacina para hepatite B.

Caso vá passar por regiões endêmicas, as recomendadas são: poliomielite, influenza (gripe) e meningite meningocócica.

A Anvisa mantém um site www.anvisa.gov.br/viajante onde você pode tirar suas dúvidas e ter orientações para uma viagem tranquila, seja ela nacional ou internacional.

Até + - UMA DICA A CADA DIA!





Comentários