FAZENDO A MALA OU MOCHILA

Independente do seu destino, um detalhe básico e importante é saber fazer a mala ou mochila, para não ter dificuldades ou sofrer com o peso extra. Temos uma tendência a colocar mais roupas do que vamos usar, então vamos ser práticos.

Atente-se para alguns detalhes quando for arrumar sua mala ou mochila:
- para onde vai e quanto tempo vai ficar;
- qual a estação do ano no seu destino;
- é uma viagem de programas noturnos ou diurnos;
- vai se hospedar em casa de amigos ou hotel?

Estes são alguns detalhes a que devemos nos ater. Se o seu destino é Europa ou Estados Unidos e a estação é a primavera, não se iluda; para nós brasileiros, a primavera europeia ou norte-americana é fria sim e sempre existe o risco de chover, não esqueça!
Sendo assim, coloque na mala uma blusa. Não precisa ser uma blusa pesada, pois você, em caso de necessidade, poderá comprar uma por lá. Existem lugares ótimos para compras em qualquer lugar do mundo. Para localizá-las, basta sair do eixo central ou centro histórico de cada lugar, onde se concentram os turistas e onde as coisas são mais caras. Não tenha medo de andar ao redor, sempre com muita atenção, pois malandros existem em todos os lugares. Lojas periféricas ao centro ou em estações de metrô costumam ter bons preços em seus produtos. Exemplo: na estação de metrô Ópera em Paris, você compra botas excelentes por preços inacreditáveis (a partir de 15 euros).

Agora vamos às dicas de quantidade de roupas:

- peças íntimas:
Mulher: você não precisa mais do que 2 peças para uma viagem tranquila. Basta que lave sua calcinha na hora do banho, pois lavando a noite, pela manhã estará seca e assim pode revezá-las no uso. A vida útil dessa peça é bem superior a 30 dias, portanto vai suportar muito bem os vários banhos. Caso ocorra alguma emergência, pare na primeira loja que encontrar e compre uma. Não gasta muito, compra um produto de boa qualidade e resolve o seu problema sem se preocupar com volume e peso da mala. Com o sutiã, faça a mesma coisa e tudo correrá bem.

Homem: siga o mesmo raciocínio acima com as cuecas.

- meias: também seguindo o raciocínio de lavar no banho e não esquecendo que elas podem demorar um pouco mais para secar, 4 pares são suficientes para uma boa viagem. 

- camisas/camisetas/blusas: pense que vai usar uma a cada dia. Isso não significa que se for ficar 30 dias viajando, vai levar 30 camisetas. Faça a conta de uma semana e lembre-se de que em todos os lugares é possível lavar roupas (no hotel ou em lavanderias automáticas).

- calças jeans: praticamente vai usá-las todos os dias de sua viagem, mas é uma peça pesada, então sugiro que, para um período de 30 dias, vá com uma no corpo e leve outras 2 na mala. Você também pode revezar com calças de sarja, que são mais leves. Se a estação é mais para frio leve uma mais quente e também aquela famosa calça que esquiador usa por baixo da paramentação de esqui. Ela aquece muito, além de confortável.

- bermudas/shorts: tudo depende da estação do ano, mas mesmo para climas frios é uma peça necessária, pois dentro de casa você poderá usá-las o tempo todo para não transitar de pijama pela casa ou mesmo para ir tomar café no salão do hotel. Se a temperatura for favorável ao uso, para um período de 30 dias sugiro 3 peças, afinal em determinado dia ou momento você vai usar uma calça e não bermuda.

- “pretinho básico”: não se esqueça de que ele cabe em qualquer lugar e, portanto deve caber na sua mala, independente do tamanho dela. Para mulheres, um vestido reto ou calça e blazer. Para os homens, a calça e um blazer. Lembre-se de que se você sair à noite para um jantar ou teatro, esta será uma composição diferenciada para a ocasião. Não se esqueça de colocar na mala um calçado para acompanhá-la.

- um pijama ou shorts e camiseta confortável para dormir é importante. Detalhe: em uma emergência, você pode sair de shorts na rua, mas não de pijama.

- calçados: é importante lembrar que, se suas andanças serão imensas, um tênis confortável é primordial. Basta um, já que este calçado tem uma vida útil relativamente longa e você ainda mantém o direito de se encantar com algum por onde passar e resolver colocá-lo na mala ou nos pés.

- se sua viagem é estritamente de aventura (daquelas que você vai para explorar o lugar, andando o dia todo e descansando à noite), preocupe-se com roupas leves, tênis para caminhada e uma mochila pequena para o dia a dia. Ela será necessária para levar um lanche, fruta ou biscoitos para a hora da fome, documentos, protetor solar, etc.

- se a sua viagem é para mais programas noturnos do que diurnos, faça sua mala com mais roupas para a noite e poucas para o dia. Para a noite você pode usar uma mesma calça por 3 vezes, bastando ai variar a blusa ou camisa. Se a estação for mais para primavera ou inverno, pode variar com 2 ou 3 blusas de lã no período nesse mesmo período. 

- acessórios: maquiagem, cintos, bolsa, brincos, pulseiras, relógio, cachecol, lenços, chapéu, boné, etc... neste item cada um decide o que levar, desde que não esqueça o perfume que é indispensável em qualquer ocasião e em qualquer lugar.


- não carregue carteira ou volume de dinheiro na mochila. Use porta dinheiro que é preso à cintura, por baixo da calça. Não faz volume, portanto não chama a atenção.

Estes são alguns lembretes para o dia de hoje. Volto amanhã!

Até+


Comentários