DOCUMENTOS

Para mim, falar de documentos vem antes até do início do roteiro de viagem, afinal sem eles não é possível nem mesmo comprar passagem. Sendo assim, mesmo que o que eu escreva abaixo seja do conhecimento da grande maioria das pessoas, acho que vale a pena fazer esse registro.

1 - Em território nacional basta que carregue sua carteira de identidade (RG) e CPF ou então a carteira de habilitação onde consta esses dois registros. Para fora do país o único documento que tem valor é o passaporte, portanto ele deve estar em dia e para alguns países o visto é indispensável.

2 - Para viagens ao exterior, o primeiro passo é fazer o seu passaporte. Entre no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte - e siga as instruções. Após estar com o passaporte em mãos, certifique-se da necessidade ou não de visto para onde vai viajar. Alguns países exigem o visto no caso de permanência por prazo superior a 90 dias. Outros exigem visto para entrada (caso dos EUA). Para vários países da Europa, basta que esteja com o passaporte em mãos, não necessitando de visto. Cada país tem suas regras. Verifique antes de fazer seu roteiro.

3 - É importante cuidar muito de seus documentos. Em todos os cantos do mundo existem os que se interessam por documentos perdidos para usá-los em golpes ou falsificá-los. Além disso, você deve ter em mente que para perder documentos é fácil assim como ter problemas graves quando eles vão parar nas mãos de malandros. Difícil mesmo é provar a sua inocência e fazer a 2ª via dos mesmos.

4 - Fora do Brasil, mantenha seu passaporte bem perto de você. Eu sempre carreguei o meu o mais junto a mim e em lugar imperceptível.

5 - Algumas pessoas fazem uma cópia do passaporte em tamanho menor e plastificam para ficar mais fácil carregar e ou guardar, deixando o original guardado no hotel. Que me perdoem os mais seguros, mas sempre cuido do meu passaporte como se ele fosse meu filho (sou mãe coruja) – sempre pertinho de mim! rs

Amanhã tem mais!
Lembre-se: UMA DICA A CADA DIA!

Obrigada!


Comentários